Regulamento Geral LSP_Cap 5: Fórmula de Disputa (Paulistão)

Menu

Capítulo 5: Fórmula de Disputa 
Publicado em: 22 de Janeiro 2016 

Revisado em: 02 de Agosto 2018 

Campeonato Paulista de Futsal

Artigo 14º – Deverá ser considerado a fórmula de disputa abaixo descrita para as Competições e Eventos de Futebol organizado pela entidade, à saber:

A) Haverá as seguintes fases: Classificatória, Quartas de Final e Quadrangular Final para disputa do Titulo; 

B) Para Competição Feminina haverá também a fase Triangular entre os 3 últimos colocados para definir o Rebaixamento de 1 equipe para 2019.

C) Todas as fases em ‘jogo único’. Exceto as Quartas de Final que teremos ‘ida e volta’.

D) Ao fim da fase Classificatória, 1ª Fase, estarão automaticamente classificados à próxima fase as seguintes equipes:

– 1º e 2º colocados estarão classificados direto ao Quadrangular Final.

– 3º x 6º e 4º x 5º disputam, em jogos de ida e volta, outras duas vagas ao Quadrangular Final da competição. Em caso de empates em pontos ao longo das duas partidas, a decisão será feita através de 3 cobranças de Pênaltis alternadas.

– 7º, 8º e 9º colocados disputam o Triangular do Rebaixamento para conhecermos uma equipe rebaixada para 2019 no Feminino.

E) Em caso de empate em números de pontos ganhos das Fases Classificatória, Triangular e Quadrangular final, deverão ser observados os seguintes itens para o desempate:

– Melhor colocação na fase anterior;

– Maior número de Vitórias, ou;

– Melhor defesa, ou;

– Melhor Saldo de Gols, ou;

– Confronto direto na fase.

F) Ponto Extra: Em caso de empate dos jogos no tempo normal, terá direito a 1 ponto extra a equipe que sair vencedora da disputa de Pênaltis alternadas. (melhor de 1 por 1).

Parágrafo Primeiro – A definição dos jogos e dos respectivos mandos é de responsabilidade da gestora do evento, assim como suas datas e alterações, que deverão observar prazo de 15 dias de antecedência. Exceto por força e motivo maior, fora da esfera de decisão da entidade. Para primeira fase deverá ser respeitado mando de Ginásio das equipes. Para Quadrangular Final  o mando de jogo é da entidade que optará por sede única para realiza-las;

Parágrafo Segundo – Para Fase Final, em função de jogos conturbados e experiencias anteriores, caso uma equipe deseje levar sua torcida ao jogo deverá arcar com Taxa de Segurança Particular, apresentado e organizado pela entidade, desde que manifeste e formalize o pedido com 10 dias de antecedência para o evento.

Parágrafo Terceiro – Em competições que houver partida final, essa será realizada em jogo único, para as Chaves Masculina e Feminina e o mando será da LigaSP Deportes que deverá definir no prazo de 15 dias após a realização das semifinais.


Artigo 15º – Em caso de desistência da vaga por uma das equipes classificadas ao evento, a equipe derrotada na fase anterior herdará a vaga.