Fórmula de Disputa: Paulistão Edros 2015

Regulamento Unificado de Competições LigaSP

Temporada 2015 – Código Disciplinar 


Capítulo 5: FÓRMULA DE DISPUTA

Art. 14º – Campeonato Paulista Edros de Futsal/2015

Em sistema de grupo(s) obedecendo seus mandos na competição masculina e para os jogos de equipes femininas a LigaSP definirá previamente os ginásios para realização dessas partidas. No Masculino, disputa para equipes com dois quadros e classificação por equipes.

Parágrafo Primeiro – Haverá as seguintes fases: Classificatória, Oitavas ou Quartas, (dependendo do número de inscritos), Semi e Final.

Parágrafo Segundo – Ao final da fase de classificação iniciaremos a fase mata-mata com as seguintes características:

Chave de Sábado: Grupo único, classificando os 8 primeiros colocados e o cruzamento entre: 1º x 8º e o vencedor pega o 4º x 5º colocado, 2º x 7º e o vencedor pega o 3º x 6º colocado.

Chave de Domingo: Grupo único, classificando os 8 primeiros colocados e o cruzamento entre: 1º x 8º e o vencedor pega o 4º x 5º colocado, 2º x 7º e o vencedor pega o 3º x 6º colocado. 

Chave de Semana: Grupo único, turno e returno, classificando os 2 primeiros colocados direto a semifinal e nas quartas o cruzamento entre: 3º x 6º e o vencedor pega o 2º colocado, 4º x 5º e o vencedor jogará contra o 1º colocado.

Chave Feminino: Em dois grupos de 9 equipes cada, a primeira fase será disputado em jogos dentro dos grupos. Classificando os 8 primeiros de cada grupo. Na Segunda Fase haverá fases Oitavas, Quartas, Semi e Final. Em jogos de ida e volta.

(1ºA x 8ºB X 5ºA x 4ºB) (2ºA x 7ºB X 6ºA x 3ºB) X (8ºA x 1ºB X 4ºA x 5ºB) (3ºA x 6ºB X 7ºA x 2ºB)

Parágrafo Terceiro – Terá direito a soma de um ponto extra nos confrontos da competição sempre que uma equipe cumprir, na rodada, TODOS os itens que segue abaixo:

Para Competição Masculina:

A) Conquistar duas vitórias na rodada, tanto no quadro A, quanto no quadro B.

B) Ter o saldo de gols das duas vitórias SUPERIOR a 6 gols.

C) Já em caso de empates tanto no Quadro B, quanto no Quadro A, desde que não haja cartão vermelho na partida de nenhuma das duas equipes, o Quadro A e seus jogadores que estiverem em quadra disputarão na cobrança de pênaltis, (3 de cado lado), o ponto extra.

Para Competição Feminina:

A) Conquistar a vitória na rodada.

B) Ter o saldo de gols da vitória SUPERIOR a 4 gols.

C) Já em caso de empate, desde que não haja cartão vermelho na partida de nenhuma das duas equipes na primeira fase as jogadoras que estiverem em quadra disputarão na cobrança de pênaltis, (3 de cado lado), o ponto extra.

No caso das equipes não cobrarem do trio de arbitragem a disputa do ponto extra, não poderão reclamar depois o cumprimento do parágrafo.

Parágrafo Quarto – No caso de empate de pontos ganhos entre uma ou mais equipes ao final da primeira fase (e/ou para Triangular do Super Paulistão) em que fizer parte (chave de Sábado ou Domingo ou Semana ou Feminino), a classificação será decidida por:

A) Ausência de W.O da equipe em qualquer partida da competição;                                                                         B) Saldo maior de vitórias;
C) Obtiver o maior saldo de gols;
D) Confronto direto em número de pontos.

Parágrafo Quinto – Caso uma equipe masculina confirme, matematicamente, a conquista de sua vaga para a próxima fase no jogo de volta, ainda no quadro B, o quadro A deverá ser realizado apenas se a equipe classificada autorizar. E as equipes deverão pagar integralmente a taxa de arbitragem independente dessa decisão, sob pena de serem punidas de acordo com Código Disciplinar da entidade.

Parágrafo Sexto – A segunda e demais fases será realizada em jogos de ida e volta tanto para o feminino quanto para o masculino, com a vantagem de 1 ponto para a equipe melhor classificada na primeira fase em relação a seu adversário e no caso de empate em pontos haverá cobrança de 3 (três) penalidades máxima para apurar quem avança de fase. Os mandantes serão definidos pela entidade, que poderá optar por sede única ou vetar quadras de pequeno porte de acordo com seu entendimento.

Parágrafo Sétimo – A final será realizada em jogo único para as Chaves Masculina e Feminina e o mando será da equipe de melhor campanha, desde que obedeça o Artigo 15º desse regulamento no prazo de 15 dias após a realização da semifinal. Em caso de empate em pontos no tempo normal, prorrogação de 5 minutos, com time de melhor campanha na primeira fase jogando pelo empate, considerando o percentual de aproveitamento e a classificação geral dessas equipes.

Parágrafo Oitavo – Masculino: Apurado os Campeões de cada chave dará inicio ao Quadrangular do Super Campeonato Paulista Edros de Futsal 2015. Contando com 3 equipes Campeãs, (1 Chave de Semana, 1 Chave de Domingo e 1 Chave de Sábado),  em jogos em turno e returno, obedecendo o disposto da fórmula descrita nesse documento. Em caso de empate em pontos obedecer o parágrafo quarto desse artigo.  E a LigaSP poderá optar ou não por sede única nessa fase.

Parágrafo Nono – No caso de um jogador estiver inscrito por mais de uma agremiação que esteja na disputa pelo título do Super Campeonato Paulista Edros de Futsal 2015, esse terá que optar por qual equipe participará, anulando a inscrição nas demais equipes.

Parágrafo Décimo – Feminino: Será proclamado Super Campeão Paulista Edros de Futsal 2015 a equipe que vencer a chave feminina.


Art. 15º – Parágrafo Primeiro – Para a competição Masculina as equipes mandantes, com anuência da entidade, deverão apresentar, obrigatoriamente, sua praça esportiva (Ginásio) para final da competição, dentro do prazo de 10 dias pós semifinais, obedecendo aos seguintes critérios:

A) Dimensões da quadra: mínima: 16m x 32m (ou semelhante, aprovada previamente pela entidade).

B) Arquibancadas dos dois lados do ginásio, para segurança dos expectadores.

C) Mínimo de 3 vestiários (Equipes e Arbitragem).

D) Passar por vistoria e aprovação da Direção da entidade.

Parágrafo Segundo – Ainda na final, se houver acordo entre Direção Geral da LigaSP e Diretores das equipes Finalistas, bem como visando novas receitas e maior segurança e organização para todos os envolvidos no evento final, poderá ser cobrado dos torcedores presente no Ginásio o valor simbólico de R$ 5,00 (cinco reais) por pessoa. E os valores serão divididos da seguinte forma: 60% para despesas com o evento (Segurança, Locação da Praça Esportiva, taxa de limpeza, outros…), 30% para o Campeão, e 10% ao Vice Campeão, sobre o total arrecadado.


 

Voltar para Capitulo 04   <<<<                                                                           >>>>  Ir para Capitulo 06